Resultado Final: Imagem da caninos no notebook


Pré-Post                                                                                

Dependências:  Uma conexão com internet,
um monitor(apenas inicialmente).
Bibliotecas e versões: Windows 10.
Requisitos teóricos: cliente e servidor, protocolos.


Informações da Placa

Kernel: 4.14.13
SO: debian-armhf 4.14.13
Link: https://caninosloucos.org/pt/labrador-32-pt/


Introdução

Imagine que você precise sair com a sua caninos, seja para ir numa oficina mostrar o seu super projeto, seja para fazer um trabalho em grupo e no local que você irá não tem um monitor com entrada HDMI para que você possa utilizá-la (e em muitos casos não há), e/ou levar o seu monitor na sua mochila se torna algo muito trabalhoso. Com isso, utilizar o seu notebook como monitor e que ainda possa controlar a sua caninos se torna uma solução muito útil e estaremos te ensinando esse feito a seguir!

Conteúdo

Instalação

Para que você consiga utilizar a caninos labrador com um notebook será necessário uma conexão com internet constante e que esteja estabelecido uma conexão SSH entre os dois, a qual estaremos fazendo nesse tutorial. SSH é um protocolo a qual permite você conectar com segurança a um computador remoto ou a um servidor usando uma interface baseada em texto[2].
Antes de mexermos na caninos, precisaremos fazer algumas configurações no seu notebook que irá facilitar a nossa vida lá na frente. A primeira delas é instalar o programa Putty que terá o papel de conectar com a sua caninos:
Vá no site do Putty https://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/latest.html e instale o putty de acordo com a sua versão do notebook (se é 32 ou 64 bits)
Imagem 1: instalação do putty

A segunda coisa que precisaremos fazer é instalar o Xming, que terá o papel de mostrar a tela da sua caninos no notebook:
Você pode fazer a instalação através do link a seguir: https://sourceforge.net/projects/xming/
precisamos em seguida fazer algumas configurações no Xming para que rode tudo perfeito, abra o Xlaunch e apenas deixe as opções que já foram selecionadas (Multiple windows, start no client, Clipboard).
E por último e mais importante, precisaremos criar um hotspot móvel no seu notebook, ou seja, o seu notebook servirá como um roteador para a caninos e isso nós facilitará muito pelo fato do windows já te fornece o endereço IP (será descrito mais a seguir) da sua caninos. A desvantangem de utilizar o hotspot como conexão é de você sempre precisar deixar a sua caninos perto do seu notebook ou se não a conexão será perdida.
O procedimento para criar um hotspot é bem simples! Para isso vá na barra de tarefas, clique no ícone do WiFi:
Imagem 2: Configurações de Rede e Internet

em seguida clique com o segundo botão do mouse em hotspot móvel e vá em Configurações:
Imagem 3: Hotspot móvel


Clique no botão ao lado de Desativado e o seu hotspot estará ativado!
Precisaremos ainda fazer algumas configurações para que o seu hotspot compartilhe a internet do seu notebook:
aperte as teclas windows + R ao mesmo tempo, digite ncpa.cpl e dê um ok:
Imagem 4: Executar do windows


logo em seguida dê um duplo clique na rede de internet que é fornecida para o seu notebook (no meu caso é ENOQUE 2019) e clique em propriedades:
Imagem 5: Status de Wifi

Vá na aba compartilhamento e marque a opção "Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet". Clique na barra "Selecionar uma conexão de rede privada" e selecione "Conexão Local* X" (o número não importa aqui) e depois clique em ok:
Imagem 6: Compartilhamento de Conexão

Deve está tudo funcionando agora! Tente conectar outro dispositivo sem ser a caninos como um celular para ver se está funcionado.
Observação: Recomendamos que você sempre tente conectar outros dispositivos antes de conectar/ligar a caninos. Caso o seu outro dispositivo não consiga se conectar, refaça os passos de configuração do hotspot.

Configuração

Agora, iremos para a caninos conectar a essa rede.
Abra o wicd (canto inferior direito, onde se configurar a internet), busque pela conexão que você acabou de criar vá em properties, coloque a senha, após isso conecte a essa rede e marque a opção "Automatically connect to this network" e assim sempre que você ligar a sua caninos ela automaticamente irá conectar a sua conexão criada caso ela esteja ativada!
Imagem 7: Conexão com o hotspot criado

E novamente indo nas configurações do seu hotspot móvel, deve aparecer um dispositivo com o seu endereço IP. O endereço IP é um rótulo numérico atribuído a cada dispositivo (computador, impressora, smartphone etc.) conectado a uma rede de computadores[3].
Imagem 8: Dispositivos conectados ao hotspot

Voltando de novo para a caninos, vamos no terminal (System Tools _> LXTerminal) para que a caninos aceite conexões SSH.
  1. Rode o Comando sudo apt-get install openssh-server
    Observação: Caso de o erro 'openssh-client' package has no installation candidate, de um sudo apt-get update e tente novamente.

    Imagem 9: Instalação do openssh-server

  2. Rode o comando sudo service ssh status e se o openssh foi instalado corretamente, o seu terminal deve ficar assim:
    Imagem 10: SSH configurado
  3. Agora rode o comando ssh localhost e aparecerá uma mensagem e escreva yes e confirme:


    Imagem 11: Permissão de conexões local host

E pronto, a sua caninos está configurada para aceitar conexões ssh! Agora só precisamos estabelecer uma conexão via putty.
Abra o Putty, clique em + ao lado de SSH e clique onde está escrito X11:
Imagem 12: X11

em seguida marque a opção "Enable X11 forwarding"
Imagem 13: Enable X11 forwarding


e volte para a tela inicial clicando em "Session":
Imagem 14: Tela inicial do putty

Observação: Não tente ir para a tela inicial fechando e abrindo o putty pois você terá que fazer o mesmo procedimento de novo e terá um erro "Gtk-WARNING **:cannot open display:" lá na frente.


Agora coloque o mesmo endereço IP que o windows te forneceu (imagem 5):
Imagem 15: IP fornecido pelo Windows

E por fim, coloque um nome no campo abaixo de "Saved Sessions" para que você não precise fazer todo esse procedimento de novo e clique em "Save":
Imagem 16: Salvamento da sessão

Agora estamos aptos para fazer uma conexão com a caninos, clique em "Open" e irá aparecer uma mensagem, clique em "Sim":
Imagem 17: Alerta de segurança do Putty

Em seguida irá aparecer uma tela de login, use as credencias que você utiliza na caninos normalmente:
Imagem 18: Login na caninos

E vuala, estamos conectados a caninos e poderíamos parar por aqui, essa aba serve como um LXTerminal a qual utilizamos. Mas está faltando algo: a parte gráfica. Para isso precisamos do Xming aberto em segundo plano, abra o xming (se não abrir nada, não se preocupe pois não era para abrir mesmo!) e em seguida volte para o putty e rode o comando startlxde:
Imagem 19: Imagem da caninos no notebook

Finalmente, conseguimos! Agora você pode utilizar o seu notebook como um monitor para a caninos.
Legal né?

Resumo e Conclusões

Nesse post você aprendeu a como controlar a caninos, agora não precisará se preocupa com falta de conexões usb para colocar o Arduino por exemplo, e além do mais conseguirá controlar ela remotamente.

Palavras-Chave e Termos importantes para se saber

  • SSH - Protocolo que permite você conectar a um outro computador com segurança.
  • Protocolo - É o conjunto de regras sobre o modo como se dará a comunicação entre as partes envolvidas[6].
  • Servidor e cliente - Um servidor é um host que está executando um ou mais serviços ou programas que compartilham recursos com os clientes[7].

Referências

  1. How to Install PuTTY on Windows + SSH Connections Using PuTTY on Windows. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=umFEuHWJW3w>. Acesso em: 01 ago. 2020.
  2. How to Use SSH to Connect to a Remote Server in Linux or Windows. phoenixNAP. Disponível em: <https://phoenixnap.com/kb/ssh-to-connect-to-remote-server-linux-or-windows>. Acesso em: 02 ago. 2020
  3. Endereço IP. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Endere%C3%A7o_IP>. Acesso em: 01 ago. 2020.
  4. How to Enable SSH in Ubuntu 18.04 LTS / Ubuntu 20.04 (Install openssh-server). Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JZ7h5FxlTVg>. Acesso em: 01 ago. 2020.
  5. Mobile hotspot Connected but no internet access. Microsoft. Disponível em: <https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/windows_10-networking/mobile-hotspot-connected-but-no-internet-access/98732301-7e3d-4a99-92d6-565d16d4fb2c>. Acesso em: 02 ago. 2020
  6. Redes de computadores/Protocolos e serviços de rede. Wikibooks. Disponível em: <https://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/Protocolos_e_servi%C3%A7os_de_rede>. Acesso em: 02 ago. 2020.
  7. Modelo cliente–servidor. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_cliente%E2%80%93servidor>. Acesso em: 02 ago. 2020